Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
13/04/2021

Sistema OCB/ES lança o primeiro Anuário do Cooperativismo Capixaba

Uma publicação inédita que compila dados de extrema relevância sobre o atual cenário do cooperativismo no Espírito Santo, com o panorama desse modelo de negócio no Brasil e no mundo. Essa é a proposta do primeiro Anuário do Cooperativismo Capixaba lançado pelo Sistema OCB/ES.

Com foco no trabalho desenvolvido pelas cooperativas no Espírito Santo, a publicação tem como propósito disseminar um conhecimento sistematizado, aprofundado e confiável. Para isso, apresenta conteúdos detalhados sobre os resultados desse movimento no estado, traçando um comparativo entre os números atuais e os alcançados em anos anteriores.

Além disso, é possível acessar um compilado de indicadores sobre os ramos do cooperativismo no estado, compreendo o número de cooperativas, de cooperados e de colaboradores (empregados), dados patrimoniais e contribuição econômica de cada um.

A publicação traz, ainda, o perfil institucional do Sistema OCB/ES, notícias de destaque sobre o movimento cooperativista no Espírito Santo e um capítulo especial sobre a visão e representatividade política do cooperativismo, com depoimentos de personalidades políticas capixabas que defendem e promovem esse modelo de negócio.

O arquivo está disponível para ser acessado e baixado pelo público, servindo como um banco de dados para as cooperativas, comunidade acadêmica, imprensa, órgãos públicos e instituições civis. O intuito é que ele seja utilizado como uma fonte de consulta para desenvolver estudos, projetos e gerar investimentos voltados a fortalecer o cooperativismo no futuro.

Para ler e baixar o anuário, clique aqui.