Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Sem ideias do que produzir para o 15° PJC? Consulte o nosso banco de pautas

Documento compila sugestões que podem ajudar os candidatos do prêmio a desenvolverem trabalhos jornalísticos para concorrer à premiação

Sem ideias do que produzir para o 15° PJC? Consulte o nosso banco de pautas

Para ajudar os profissionais da imprensa e estudantes de Jornalismo do Espírito Santo a produzirem materiais para o 15° Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC), a organização da premiação elaborou um banco com sugestões de temas que podem ser trabalhados para essa nova edição (clique aqui para acessar). O material tem a intenção de auxiliar a concepção de pautas jornalísticas e o contato com fontes, contemplando cooperativas de diferentes portes, ramos, segmentos e localidades.

O arquivo está organizado em formato de tabela, dividido por ramos e cooperativas. As sugestões de pautas foram resumidas para beneficiar a maior variedade possível de temas. Os candidatos do prêmio podem entrar em contato com as fontes sugeridas ou assessorias de imprensa para solicitar mais informações sobre o tópico que for de seu interesse.

A elaboração do compilado segue o exemplo da edição mais recente, realizada em 2021, quando também foi elaborado um banco de pautas para apoio aos candidatos. A intenção é dar visibilidade a assuntos e cooperativas pouco ou não conhecidos pelos participantes. Com o documento, também foi possível compilar assuntos com novas abordagens, não focadas apenas em aspectos econômicos, mas também sociais e ambientais.

Vale ressaltar que o banco de pautas é apenas um documento de suporte para os candidatos da premiação, ampliando o leque de possibilidades. A escolha de temas, cooperativas e fontes é livre por parte dos participantes, desde que as cooperativas citadas nos materiais produzidos estejam devidamente registradas junto ao Sistema OCB/ES (confira a lista), conforme estabelecido pelo regulamento do 15° PJC. Dessa forma, pautas não contempladas pelo banco do 15° PJC também podem concorrer à premiação.