Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
23/07/2021

Cooperativas desenvolvem ações voluntárias de responsabilidade social

Além de importantes fomentadoras da economia, as cooperativas capixabas contribuem para a disseminação da solidariedade e da cooperação no Espírito Santo. Com ações sociais estruturantes e pontuais desenvolvidas ao logo de todo o ano, elas mostram como a união, com o propósito de fazer o bem, é capaz de promover transformações que mudam a vida de milhares de pessoas. E essa rede solidariedade aqui em nosso estado está conectada a algo maior, que acontece em todo o Brasil: o Dia de Cooperar (Dia C).

O movimento foi criado há 12 anos, em Minas Gerais e, em seguida, ganhou adesão de cooperativas de todo o Brasil. Hoje, ele instiga as coops a desenvolverem iniciativas voluntárias em benefício do próximo em suas comunidades, dinâmica que expressa o lado social do cooperativismo.

Funciona assim: as cooperativas podem desenvolver ações de responsabilidade social momentâneas ou duradouras - que se estendem ao longo de anos. Essas iniciativas são realizadas pelas coops de todo o país o com o apoio das unidades estaduais do Sistema OCB, a organização que representa o cooperativismo brasileiro institucionalmente.

No Espírito Santo, o Dia C é realizado desde 2014 e, cada vez mais, as cooperativas se empenham em participar do movimento. Em 2021 já são 140 ações previstas, com a participação de 49 cooperativas capixabas. A expectativa é beneficiar mais de 400 mil pessoas em todo o estado.

Todas as iniciativas estão conectadas a algum Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os destaques estão 78 ações relacionadas ao ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e 20 ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar). No total, 92 delas estão voltadas ao combate à pandemia de Covid-19. Para facilitar o acompanhamento dos dados em tempo real, o Sistema OCB/ES – a unidade estadual do cooperativismo no Espírito Santo – criou uma página que compila essas e outras informações, como as cooperativas que estão envolvidas no Dia C 2021. Clique aqui para acessar.

Combate à fome

Este ano, o foco do Dia C é o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), levando em consideração as estatísticas que revelam o agravamento da fome no Brasil. O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, fala sobre como tem se dado o envolvimento do cooperativismo capixaba no Dia C até o momento.

“Estamos tendo um engajamento muito expressivo das cooperativas capixabas no movimento. Inclusive, muitas delas são desenvolvidas de forma conjunta, em intercooperação – ou seja, quando duas ou mais cooperativas se juntam para alcançar objetivos em comum. Já são mais de 100 ações solidárias, concluídas ou em curso, no Espírito Santo, e isso é motivo de muita alegria”, afirma.

Interesse pela comunidade

A solidariedade e o cuidado com as pessoas fazem parte do DNA do modelo de negócio cooperativista. Isso porque existem sete princípios que regem o funcionamento das cooperativas em todo o mundo que expressam o modo de atuação do cooperativismo desde o seu nascimento.

O aspecto social está expresso no sétimo princípio, o Interesse pela Comunidade, que orienta as cooperativas a contribuírem com o desenvolvimento sustentável das comunidades por meio de políticas aprovadas pelos membros que delas fazem parte.